Um espaço virtual de todos aqueles que têm "mãos de fada"... Inscreve-te já... Para inscrições e informações: clube-maosdefada@sapo.pt

14
Jan 09

     Decoupage - a maior parte nós sabe fazê-la, mas será que sabem qual a sua origem? Sabem porque tem este nome?

 

       

     Significa recortar e colar,  é a arte de revestir com gravuras as superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido. É uma técnica antiga, porém continua atual, versátil, e divertida.

      O termo Découpage é francês (decouper=cortar), porém sua origem é italiana. Essa técnica na época ficou conhecida como "Lacche povero", que significa a laca do homem pobre, porque aqueles que não tinham recursos para empregar um artista a decorar suas mobílias e objetos decorativos, podiam obter efeitos distintos e requintados com gravuras coladas sobrepostas à peça e revestidas com múltiplas demãos de verniz ou da laca.

      Essa forma de arte começou em Veneza, Itália, por volta do século XII e foi difundida no século XVII no resto da Itália, França, e Inglaterra. Muitas decorações elaboradas em caixas, bandejas, cinzeiros e tampos de mesas que acreditavam ter sido pintadas a mão e tinham sua origem nos séculos XVIII e XIX, foram analisadas mais tarde descobrindo-se que se tratava de uma mera aplicação de gravuras inteligentemente dispostas e coladas sobre as superfícies.

 

Espero que tenham gostado desta curiosidade!

publicado por marina mendes às 22:45

gostei de ler esta curiosidade, e logo eu que me estou a estrear nesta arte... :)
Pink Bunny a 15 de Janeiro de 2009 às 09:47

Eu adorei esta informação, realmente uma decoupage "bem feita" (sem deixar rugas) no final de pronta parece pintura e n q foi colado ali alguma coisa.
Interessante sem dúvida!!!!
Eu adoro decoupage é sem dúvida uma técnica mto bonita e fácil.
Bjos
Sofia a 18 de Janeiro de 2009 às 23:33

Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

13
16

18
19
20
22
23

25
26
27
29
30


pesquisar
 
links
blogs SAPO